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Trens Urbanos

Operador da ViaMobilidade é demitido após colisão na estação Júlio Prestes

O operador envolvido na colisão de um trem da Linha 8-Diamante na estação Júlio Prestes foi demitido. A informação foi confirmada pela ViaMobilidade ao Via Trolebus.

A empresa afirma que não foi acionado o freio da composição, ocasionando na colisão. “A concessionária informa ainda que a apuração sobre as causas do acidente foi concluída e apontou que a colisão do trem no limite de parada da estação ocorreu devido ao não acionamento do sistema de freio no ponto necessário pelo operador, que não faz mais parte do quadro de colaboradores da concessionária.”

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Sindicato fala em pouco treinamento

O sindicato da Sorocabana fala que os operadores tiveram pouco tempo de treinamento. “Desde sempre, questionamos o processo de concessão das linhas. Logo após o anúncio do edital, o Sindicato dos Trabalhadores das Empresas Ferroviárias da Zona Sorocabana, que representa os funcionários das linhas 08 e 09 da ViaMobilidade e da linha 13 da CPTM no município de Guarulhos, além dos funcionários da CPTM que ainda prestam serviço nas linhas 08 e 09 da ViaMobilidade, questionou os moldes do processo, alertando que não era possível aprender o ofício nas ferrovias em tão pouco tempo, como estava programado no contrato para a transição da CPTM para uma empresa privada.” – diz José Claudinei Messias, presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Empresas Ferroviárias da Zona Sorocabana.

Foto: Renato Lobo

“Com a mudança, vieram os problemas previstos, mas a recorrência e a gravidade têm sido muito piores. O treinamento de apenas quatro meses obviamente não foi suficiente para os operadores entenderem os mecanismos dos trens e operá-los sozinhos, o que pode colocar a vida da população paulista em permanente risco.”, afirma.

Já a ViaMobilidade em nota ao Via Trolebus afirma que seguiu o que foi previsto no Contrato de Concessão. “O repasse de funções foi supervisionado pelo Auditor Independente e Poder Concedente. A validação, assim como os treinamentos, seguiram estritamente o regulamento previsto no contrato, cumprindo o período de 4 meses de treinamento na formação de maquinistas.” –  diz o comunicado da empresa.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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