A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), representada pelo Vice-Presidente, Luiz Eduardo Argenton, participou da cerimônia de assinatura do Termo de Compromisso do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), promovida pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), do Ministério da Infraestrutura. O evento ocorreu nesta sexta-feira, 25 de março de 2022, no Palácio dos Transportes, em São Paulo.
“Todos os anos milhares de pessoas perdem a vida ou se machucam em acidentes de trânsito. Com o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito pretende-se, por meio de políticas públicas e indicadores de acompanhamento, bem como o envolvimento de todos as entidades relacionadas com o tema, reduzir esses índices. A ANPTrilhos apoia essa importante iniciativa em prol da vida”, afirma Argenton.
O Secretário Nacional de Trânsito, Frederico de Moura Carneiro, participou da cerimônia. A Confederação Nacional do Transporte (CNT), da qual a ANPTrilhos faz parte, também apoia a iniciativa e o seu presidente, Vander Costa, também participou da cerimônia.
O objetivo do PNATRANS é a redução de mortes e lesões no trânsito, por meio de Visão Zero de sinistros. Criado pela Lei nº 13.614/2018, o Plano passou por uma revisão em 2021 e contou com a contribuição de mais de 100 especialistas, de 50 órgãos e entidades e representantes da sociedade civil, culminando na edição da Resolução CONTRAN nº 870, de 13 de setembro de 2021, com a meta de reduzir no mínimo à metade a mortalidade no trânsito até 2028.