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Monotrilho

Que fim levou o monotrilho da prefeitura de SP entre Vila Sônia e Vila Olímpia?

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMT), chegaram a projetar 33 km de linhas de monotrilho.

De acordo com um comunicado da administração municipal de 2010, o primeiro trecho ligaria o Jardim Ângela ao Terminal Santo Amaro, previsto para ser entregue em 2012 e seguiria um traçado alternativo ao do atual corredor de ônibus da Estrada do M’Boi Mirim, que seria mantido e requalificado. Esse trajeto terá cerca de 11 km de extensão e seria construído com recursos próprios. Mais três trechos estão previstos no Monotrilho M’ Boi Mirim.

Atualmente, 25 mil passageiros são transportados por hora no Corredor da Estrada do M´Boi Mirim, a bordo dos 300 ônibus que passam a cada 60 minutos. Com o monotrilho, o tempo gasto no trajeto poderia cair pela metade, e não sofrerá variações ao longo de todo o dia.

A linha faria parte de uma rede que atenderia à Zona Sul de São Paulo, ligando em forma de parabola, a Vila Sônia, passando pelo Capão Redondo, Jardim Ângela, Guarapiranga, Santo Amaro e Vila Olímpia:

Havia ainda outros projetos futuros ligando Largo da Batata e Barra Funda. O projeto ganhou força na gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab, mas acabou sendo engavetado nas gestões seguintes.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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