CPTM

Projeto da estação Pirelli na Linha 10 da CPTM está suspenso

Em 2019, a prefeitura de Santo André prometia oficializar a participação de empresas para a construção da Estação Pirelli, na Linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, que ficará entre a parada Capuava e a Celso Daniel – Santo André.

A operadora dos trens metropolitanos já havia publicado um extrato de convênio com a prefeitura para estudos do projetos básico, funcional e executivo.

Mas por conta da pandemia de covid-19, o projeto acabou sendo suspenso, de acordo com o prefeito da cidade, Paulo Serra. Questionado nas redes sociais, Serra afirmou que “o assunto estava muito bem encaminhado junto ao Governo do Estado de SP”.

Mas “por conta da pandemia, o Governo Estadual suspendeu temporariamente os investimentos, e nesse projeto com a CPTM a cidade depende essencialmente do Estado para a realização.”

Renato Lobo – Via Trolebus

Possível futura conexão

A estação, no futuro, poderá fazer conexão com outras duas linhas: A 14-Ônix, um Veículo Leve sobre Trilhos – VLT que ligará a região com Guarulhos, e o chamado Arco Sul. Esta última que ainda não se sabe se será atendida por Metrô, VLT ou outro meio de transporte, deve ligar Alphaville, em Barueri, ao ABC, passando pela zona sul da capital, em uma extensão de mais de 65 km. Essa seria a maior ligação de transportes da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

Novos projetos a cargo da CPTM, no entanto, estão descartadas para o próximo quadriênio. Ou seja, previsão de obras somente para a próxima década.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus