YouTube video
Metrô SP

Presidente do Metrô fala sobre operação automática na Linha 5-Lilás

Uma das últimas estações da Linha 5-Lilás do metrô, operada pela ViaMobilidade, a receber as portas de plataforma é a Santo Amaro, que está tendo testes nos equipamentos.

Os trabalhos, quando concluídos, devem marcar a finalização da instalação dos equipamentos na linha que liga o Capão Redondo até a Chácara Klabin.

“A expectativa é concluir os testes de comissionamento ainda este mês para que a concessionária possa iniciar a operação comercial no início de março. Com esta entrega, concluiremos a implantação das 17 portas de plataforma em toda a Linha 5-Lilás.” – disse o presidente da estatal, Silvani Pereira, nas redes sociais.

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

Questionado sobre possíveis projetos de implantação de sistemas driverless, sem operadores, o presidente do Metrô informou que a presença dos equipamentos em todas as estações pode viabilizar este tipo de operação, mas que ainda restam investimentos para a mudança de gestão. “É uma das condições, porém pra não ter condutor precisa de outros investimentos em sistemas”, disse.

Sobre uma possível mudança, a ViaMobilidade informou ao Via Trolebus em 2019 que o tema seria discutido após a instalação dos equipamentos, fundamentais para operação dos trens automáticos:

“A implantação do sistema driverless está condicionada à instalação das portas de plataforma, sob responsabilidade do Poder Concedente. Assuntos relacionados a esse tema serão tratados após a conclusão das obras”, disse a operadora em nota.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus