Em coletiva de imprensa nesta terça-feira, 22 de fevereiro de 2022, o secretário dos transportes metropolitanos, Paulo Galli, informou que as obras do people mover que vai ligar o Aeroporto de Guarulhos até a estação da Linha 13 da CPTM, devem começar “imediatamente“. O mesmo termo foi usado pelo Governador João Doria.
Galli disse que o projeto foi uma construção difícil e complexa por conta de diversos atores. Serão 2,6 quilômetros e quatro estações, sendo uma na estação da CPTM e nos três terminais de embarque. Quatro mil passageiros por hora devem usar o meio de transporte que fará todo o trajeto em seis minutos.
O projeto foi anunciado em 2019, e agora em 2022 as obras devem ser iniciadas com previsão de entrega para 2024. Será utilizado a tecnologia “aeromóvel”, presente no aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre. Trata-se de um sistema com tecnologia nacional.
24 horas por dia
O Governador João Doria, na coletiva, disse que o aeromóvel deve funcionar 24 horas por dia. O meio de transporte, além de conectar com a estação da CPTM, promove a interligação entre os terminais. Doria disse ainda que no interior dos veículos haverá monitores com informações sobre os voos. O trem será gratuito entre os quatro pontos de embarque.
Serão investidos R$ 272 milhões com recursos da iniciativa privada, além de isenção de impostos por parte do governo estadual.