Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
Trens Urbanos

Novas composições das Linhas 8 e 9 dos trens metropolitanos serão da série 8900

Quando anunciada a compra de 36 composições pela ViaMobilidade para operação nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, do sistema de trens metropolitanos de São Paulo, a frota foi denominada como série 9000.

Mas a operadora do grupo CCR, em seu site, agora classifica a nova frota de trens Metropolis como Série 8900. Segundo a empresa, os trens devem operar com a solução de Controle Automático de Trem (ATC) da Alstom. Serão fabricados em aço inoxidável, além de apresentarem menor peso se comparados com os modelos fabricados em aço carbono. Além disso, consomem menos energia. Cada comboio pode transportar 2.600 passageiros. A composição está sendo fabricada pela Alstom, e poderá operar em janeiro de 2023.

De acordo ainda com a empresa, os trens contarão com portas e corredores que oferecerão intercâmbio de passageiros e liberdade de movimento, além de espaços reservados para pessoas com mobilidade reduzida. As grandes janelas e portas proporcionarão uma visão clara do exterior, garantindo ao passageiro uma viagem tranquila, segura e confortável. Os trens também contarão com tecnologias modernas: contagem de passageiros, mapas dinâmicos de linhas, monitores e vigilância por vídeo, além de detectores e extintores de incêndio.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus