Trens Urbanos

Novo trem da ViaMobilidade para as linhas 8 e 9 chega no fim do ano

O primeiro novo trem da ViaMobilidade, que deve prestar serviços nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, do sistema de trens metropolitanos de São Paulo, deve chegar em meados do final do ano de 2022. A composição está sendo fabricada pela Alstom, e poderá operar em janeiro de 2023.

A operadora atualizou seu site com informações da concessão assinada na metade de 2021. “Em termos contratuais, a entrega dos trens se dará de forma gradual. O primeiro trem está previsto para chegar no décimo oitavo mês após a data de assinatura do contrato.” – diz o site da empresa do grupo CCR.

“O início da operação da ViaMobilidade Linhas 8 e 9 representa um marco na história do transporte em trens na Região Metropolitana de São Paulo. A excelência operacional da ViaMobilidade e o conceito de mobilidade humana aplicado pela concessionária na gestão dos ativos resultarão em um modelo muito positivo para o transporte metropolitano sobre trilhos. São mudanças que vão acontecer gradualmente e serão sentidas pelos passageiros ao longo do tempo de adaptação”, afirma Francisco Pierrini, diretor-presidente da ViaMobilidade Linhas 8 e 9.

A empresa cita ainda que os trens fazem parte da Série 8.900 e terão a capacidade de transportar 2.600 passageiros, o que permitirá o transporte diário de mais de 1 milhão de pessoas nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.

As novas composições também estão sendo projetadas com corredores que permitem a movimentação dos passageiros entre os carros, com melhor distribuição do público em toda a composição, e portas amplas para aprimorar o embarque e desembarque de passageiros e a acessibilidade de pessoas com deficiência.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus