Moscou planeja testar Veículos Leves sobre Trilhos – VLTs autônomos até o final de 2022 ou início de 2023, de acordo com o vice-prefeito da cidade “para transportes”, Maksim Liksutov, que diz que a legislação necessária já está em vigor.
“O governo de Moscou apoia tecnologias modernas sem motorista fabricadas na Rússia”, diz. “Acreditamos no futuro deles, mas é uma questão de 10 a 15 anos. Será ótimo se tecnologias seguras e confiáveis vierem mais cedo.”
A operadora estatal está desenvolvendo está trabalhando com a multinacional Yandex para testar o sistema de bonde sem motorista, inicialmente nas garagens e depois na rede durante a noite, e finalmente, com passageiros a bordo.
O governo ainda trabalha para introduzir trens driverless também no sistema de metrô. “No metrô de Moscou, o avanço dos trens na hora do rush é de 80 a 90 segundos”, diz Liksutov. “Ainda não há empresa na Rússia que possa oferecer uma solução para garantir esses avanços no modo sem motorista. Sabemos que os desenvolvimentos estão em andamento e estamos muito interessados neles.”