A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM lançou uma nova identidade musical para as mensagens dos trens e estações. De acordo com a operadora, o conceito da nova sonoridade prioriza a conexão com o passageiro, com linguagem informal, acessível e direta, pensando no cotidiano das pessoas que circulam pelas duas cinco linhas.
De acordo com a empresa, foi feito um estudo que durou seis meses por uma equipe interna, que contou com a contratação de uma empresa especializada para os ajustes, trabalho de adequação e caracterização dos textos.
Os novos avisos serão iniciados por vinhetas musicais, dando lugar ao antigo gongo (sinal sonoro de atenção). A CPTM personalizou cada tipo de mensagem com uma vinheta – institucional (campanhas educativas e de orientação), operacional (indicação de estações, horários e alertas) e situações de anormalidades (interferência na circulação e serviços de manutenção temporário).
Os novos avisos foram gravados por uma voz feminina, em versões em português e inglês. “Preparamos todo esse processo pensando no passageiro que usa todos os dias os nossos trens e estações. A proposta é entregar um transporte mais acolhedor, mais amigável e confortável. Por isso, os avisos ganharam padronização e quando o passageiro ouvi-los será fácil identificar o tipo de mensagem que queremos passar com toda a clareza. Quando o passageiro compreende a situação, a relação entre todos muda para melhor”, explica Luiz Eduardo Argenton, diretor de Operação e Manutenção da CPTM.