Monotrilho

Conheça o monotrilho que já operou no Rio de Janeiro

Em 1996 era inaugurado uma linha de monotrilho com o objetivo de facilitar a circulação no BarraShopping, localizado na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

O sistema substituía o serviço gratuito de micro-ônibus circular dentro do estacionamento. Cobrando uma tarifa de R$ 1,50, o trem percorria três estações, duas localizadas no extremos do centro comercial e uma no estacionamento. O sistema foi adquirido da suíça Intamim Leisure and Transportation World Wide, empresa especializada transporte urbano sobre trilhos.

Mas o meio de transporte não durou muito. Sua operação se revelou deficitária devido à alta tarifa, até sua desativação em 2000.

A linha tinha 1,56 km de extensão,  e o trem tinha capacidade de transporte de 60 usuários por viagem, podendo chegar até a velocidade de 18 km/h. A estrutura do sistema de transporte acabou sendo removida.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus