Nesta quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022, autoridades do estado e de prefeituras da região metropolitana de São Paulo discutiram o projeto da Linha 20-Rosa do Metrô, que deve ligar as estações Santa Marina e Santo André. Participaram da reunião, o prefeito de Santo André, Paulo Serra, o presidente do Metrô Silvani Pereira, e o secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli.
Não houve novidade em relação ao seu desenvolvimento, a não ser pela mudança no traçado, revelado pelo prefeito Paulo Serra em suas redes sociais. Na imagem abaixo, é possível ver algumas alterações:
A principal é mudança de traçado na região da Vila Madalena e Pinheiros. A linha 20 não cruzará mais a Linha 4-Amarela em Faria Lima e sim em Fradique Coutinho. Outras alterações são a supressões das possíveis estações Purpurina e Pedroso de Morais, dando lugar as paradas Girassol e Teodoro Sampaio.
Outra mudança é a conexão com a Linha 1-Azul, não mais em São Judas, mas em Saúde. Depois, a possível estação Água Funda dá lugar para a futura parada Abrão de Morais (a continuação da Ricardo Jaffet ou Imigrantes, dependendo do sentido). Nos demais trechos, a linha segue inalterada.
Mapa antigo:
Mapa novo:
Sem novidades
O prefeito de Santo André usou as redes sociais, além de revelar o novo traçado, para comunicar que sua administração está debruçada no projeto, sem citar prazos ou mudanças e aperfeiçoamentos nos trabalhos que já vem sendo feitos:
“Pessoal, na manhã de hoje (10), recebemos o diretor-presidente Silvani Pereira, e o secretário estadual dos Transportes Metropolitano, Paulo Galli, para apresentar o projeto da Linha 20 – Rosa, que terá quatro estações na nossa cidade, na Afonsina, Príncipe de Gales, Av. Portugal, Santo André, que será integrada à Estação Linha 10-Turquesa da CPTM. Assim como vocês, nós também ficamos muito frustrados com as outras tentativas de trazer o metrô ao ABC. E queremos um metrô DE VERDADE, com linha subterrânea, e não soluções paliativas. Por isso, estamos começando de novo. Vamos continuar batalhando por esta integração. Não vamos desistir de tirar esta obra do papel. O metrô na nossa região não pode ser apenas uma promessa em ano eleitoral. Estamos aqui para batalhar pela Linha-20 e para colocar o nosso corpo técnico e todo o nosso esforço para acelerar o processo. Começamos este trabalho e, ainda que demore, vamos persistir.” – disse Serra.
Estágio atual
Atualmente, o Metrô desenvolve o projeto funcional (primeiro projeto de uma linha) e estudos auxiliares, como Investigação Geotécnica e Sondagens.
O Metrô de São Paulo informou que contratou no final de 2021 um serviço de Financial Advisory, que corresponde a um estudo do modelo econômico-financeiro e jurídico para a implantação da Linha 20-Rosa.
De acordo com a operadora, o contrato foi assinado com o Consórcio Logit-QueirozMaluf-Almeida&Fleury-EGT, que terá até nove meses para a realização dos trabalhos.
O motivo da contratação é a busca por soluções inovadoras, para atrair a participação de investidores na implantação do eixo metroviário. Isso passa pela proposição de alternativas de exploração comercial e imobiliária ao longo do trajeto da linha, das estações e dos pátios de estacionamento de trens e de manutenção, bem como os aspectos jurídicos e legais, incluindo os processos de desapropriações de imóveis. Os serviços do Financial Advisory também envolvem a prospecção de investidores (market souding).
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