Metrô assina aditivo para compra de 19 trens do monotrilho da Linha 15-Prata

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

O Metrô de São Paulo assinou um aditivo para a compra de mais 19 trens que devem operar no monotrilho da Linha 15-Prata. A nova frota deve se juntar as 27 composições existentes para suprir a previsão de um aumento na demanda de usuários, a medida em que o eixo de transporte cresça nas duas pontas: Até o Ipiranga e até a Jacu-Pêssego.

“Assinamos um aditivo no contrato com o Consórcio Expresso Monotrilho Leste para encomenda de mais 19 trens e sistemas para atender a ampliação da Linha 15-Prata até Jacu Pêssego e Ipiranga. A extensão até Jacu Pêssego (estações Boa Esperança, Jacu Pêssego e Pátio Ragueb Chohfi) está em fase final de contratação, enquanto para o trecho até Ipiranga está em fase final do projeto, que vai permitir a licitação das obras. Cumprimos mais uma importante etapa para levar o Metrô ao extremo leste da cidade e bairro do Ipiranga, beneficiando a população que mais precisa de transporte rápido e de qualidade.” – disse o presidente do Metrô, Silvani Pereira, nas redes sociais.

Fabricação na China

Os 19 trens do monotrilho da Linha 15-Prata não serão produzidos no interior de São Paulo, como era esperado, e devem ser produzidos na China. A informação consta em um aditivo publicado no site do Metrô, que diz respeito a produção dos trens da Linha 15.

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O material rodante será produzido por meio de uma joint venture entre a Alstom, que adquiriu a Bombardier, e a CRRC Puzhen, empresa Chinesa.

De acordo ainda com uma publicação do site Metrô/CPTM, a fabricante terá 1.060 dias para entregar o primeiro trem a partir da assinatura da Ordem de Serviço, prevista para ocorrer até o dia 29 deste mês. A primeira composição tem um prazo de entrega até dezembro de 2024, ano em que estão previstas a entrega das extensões até o Ipiranga e até a Jacu-Pêssego.

A parceria não é necessariamente uma novidade, já que as duas gigantes estão envolvidas na fabricação de monotrilhos para um sistema em Wuhu, no país asiático.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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