Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
Metrô SP

Frota E do Metrô será aposentada e novos trens terão passagem livre entre carros

Os trens da frota E do Metrô de São Paulo devem ser substituídos a medida em que a companhia receba novas composições, com previsão de aquisição de 44 novos comboios nos próximos meses.

A informação foi confirmada pelo presidente do Metrô, Silvani Pereira, nas redes sociais, que confirmou também que os novos trens terão passagem livre entre os carros. “Os novos trens terão gangway (passagem livre entre os carros). Com a chegada dos trens novos, poderemos remanejar os trens de uma linha para outra e substituir os da frota E. Não há previsão de expansão nas linhas 1 e 3, somente a modernização dos sistemas“.

Na época em que a operadora estava reformando 98 composições, chegou-se a cogitar a modernização dos 11 trens da frota E. Mas a ideia acabou descartada.

Foto: Raphael Comitre

Financiamento para novos trens

O Governo de São Paulo pretende obter financiamento para adquirir novos trens para o Metrô de São Paulo, além de “implantação” da Linha 13-Jade da CPTM, que liga a malha metroferroviária ao Aeroporto de Guarulhos.

O governador João Doria encaminhou em novembro à Alesp – Assembleia Legislativa do estado de São Paulo um Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo a contratar operações de crédito com instituições financeiras para empréstimos de até US$ 721 milhões (cerca de R$ 4 bilhões).

No caso dos novos trens, há projetos do Metrô em adquirir novas composições para as Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. Já sobre a CPTM, há projetos de estender o atendimento até a estação Palmeiras-Barra Funda e na outra ponta, até Bonsucesso e São João.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus