YouTube video
CPTM

Em que pé está a ligação entre as estações Luz e Júlio Prestes da CPTM?

As estações Luz e Júlio Prestes ficam distantes em cerca de 11 minutos caminhando uma da outra. Apesar da proximidade, são separadas fisicamente e no ponto de vista da tarifa. A primeira abriga cinco conexões metroferroviárias, sendo as linhas 1-Azul e 4-Amarela do metrô, e 710, 11-Coral e 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM. Já a segunda abriga a Linha 8-Diamante do sistema de trens.

Há uma promessa de interligação das duas estruturas há pelo menos uma década. Atualmente, a CPTM constrói uma ligação entre a Luz e a Sala São Paulo. “Já estamos na fase de fundação do mezanino e começando a montar a estrutura metálica que vai abrigar o elevador e a cobertura do acesso”, disse o presidente da CPTM, Pedro Moro, em uma rede social.

Segundo Moro, seguem os estudos para ligar as duas estações. “Neste primeiro momento a ligação será com a sala São Paulo. Os estudos para ligação com a estação Júlio prestes estão em desenvolvimento.”

A nova interligação poderá desafogar, por exemplo, a estação Palmeiras-Barra Funda. O passageiro que vem da Zona Leste, Sul ou ABC, poderá conectar com o serviço que vai em direção a Osasco, Barueri e Itapevi, diretamente na nova interligação Luz-Júlio Prestes.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus