Nesta quinta-feira, 27 de janeiro de 2022, o consórcio ViaMobilidade assumiu definitivamente a operação das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, do sistema de trens metropolitanos paulista. Os dois atendimentos eram geridos pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, que agora segue operando as linhas 7, 10, 11, 12 e 13.
Já o grupo privado que atua em infraestrutura em todo país, já operava as linhas 4-Amarela e 5-Lilás, e deverá opera mais uma além dos dois eixos ferroviários: a Linha 17-Ouro do monotrilho.
Comparando as três empresas que atuam na Região Metropolitana de São Paulo, a CCR passa a ser a segunda em extensão da malha:
- A CPTM ficou com 196 quilômetros de linhas;
- A CCR com 118 quilômetros;
- E o Metrô apenas com 69,7 quilômetros.
A CPTM deve ainda “perder” uma extensão 62,7 km, que corresponde a Linha 7-Rubi, que será concedida junto com o Trem Intercidades (Barra Funda-Campinas). A operadora que foi criada na década de 90 ainda sim seguirá com a maior malha, com cerca de 133 quilômetros, a menos que o grupo privado também vença a concessão dos serviços da Linha 7 e TIC.