Metrô

Aberto em 1993, metrô de Xangai chega a 831 km de extensão

Uma rede metroviária de dar inveja com 831 quilômetros de extensão. Esse é o tamanho da malha de Xangai, que atingiu a marca no final de 2021, com a inauguração da quinta linha de metrô totalmente automatizada em 30 de dezembro.

A Linha 14 é totalmente subterrânea, conta com 39,1 km, e atravessa o coração da cidade, ligando Fengbang no distrito oeste de Jiading a Guiqiaolu no leste. Possui 31 estações, das quais 13 são conexões com outros ramais. O projeto foi aprovado pela Comissão de Reforma e Desenvolvimento Municipal de Xangai em 2014, e a construção começou em novembro de 2016. De acordo com a mídia local, o custo total da linha foi de 57,7 bilhões de yuans.

Conta com uma frota de 49 trens do Tipo A de oito carros fabricados pela CRRC Nanjing Puzhen. Esses trens de 3 m de largura têm 185,6 m de comprimento e podem transportar 2.480 passageiros cada um. O intervalo inicial é de 3 minutos e 20 segundos nos horários de pico, caindo para um intervalo de 10 minutos à noite e nos fins de semana.

Também no final de dezembro foi aberta uma extensão de 20,1 km da Linha 18 de Yuqiao a Changjiang Nanlu, adicionando outras 19 estações. A linha 18 é operada por 50 composições de seis carros Tipo A fornecidas pela CRRC Zhuzhou.

O metrô de Xangai foi inaugurado em maio de 1993

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios