Especial de férias VLT

Que fim levou o projeto de VLT em Sorocaba?

A prefeitura de Sorocaba chegou a prometer um Veículo Leve sobre Trilhos – VLT. A última notícia que se tem do meio de transporte é de 2018, quando o então prefeito José Caldini Crespo defendeu a operação do meio de transporte a cargo do operador de ônibus. “Será como o empresário de ônibus comprar veículo com roda de aço. Vamos dizer que o passageiro ande ande um ou ou dois quilômetros numa linha alimentadora e ele caia num tronco VLT ou BRT. Ele completa sua viagem sem precisar congestionar as vias. Nós vamos associar as empresas VLT e BRT com as empresas de ônibus”, afirmou o democrata.

Em agosto daquele ano, a administração municipal divulgou o edital para projeto do VLT de Sorocaba. A ideia, até então, não deu novos passos.

O estudo chegou a prever o atendimento de cerca de 104.838 usuários por dia, em uma linha com 10 paradas, entre o trecho de George Oeterer e o centro de Sorocaba, num total de cerca de 13 km de extensão. A previsão de entrega era para 2020.

Características

O VLT circularia dentro da cidade desde a região próxima de George Oeterer, na divisa com Iperó, até o bairro de Brigadeiro Tobias. Nesse percurso haveria vários pontos de embarque e desembarque de passageiros, inclusive utilizando a antiga Estação Ferroviária no centro e um ponto de embarque e desembarque no Alto da Boa Vista, que concentra os serviços administrativos da cidade, com o ponto final na estação desativada de Brigadeiro Tobias.

Chegaria a velocidade de 70 km/h e teria capacidade de transportar de 250 a 350 passageiros, conforme o modelo a ser escolhido. Seria movido a energia elétrica e com até sete carros, equipados com ar condicionado, sinal de internet sem fio, tomadas para carregar de celular e sistema de segurança com vigilância interna por câmera de vídeo e completa comunicação com as estações e centros de controles. As plataformas de embarque ou desembarque teriam 45 metros ou 35 metros.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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