Renato Lobo | Via Trolebus
CPTM Metrô SP

Crédito e débito no Metrô e CPTM fica para 2022

A implantação do cartão TOP no pagamento dos transportes metropolitanos, incluindo Metrô e CPTM não trouxe apenas dor de cabeça para os passageiros, mas frustrou alguns planos do governo estadual em implantar novas funcionalidades.

Uma delas foi a postergação da aceitação da modalidade de crédito e débito nos bloqueios, com pagamento por aproximação.

De acordo com o presidente do Metrô, Silvani Pereira, nas redes sociais, o prazo para funcionamento da tecnologia até o final do ano, foi adiado para o primeiro trimestre:

Foi necessário ajustes no novo sistema de bilhetagem, com isso o pagamento por aproximação ficou para o primeiro trimestre. A solução tecnológica está pronta, mas precisamos zerar as ocorrências atuais para entrar com NFC!”

Entenda a crise do TOP

O que era para ser uma solução no meio de pagamento nos transportes metropolitanos de São Paulo, acabou se transformando em um problema para a pasta que controla o Metrô, a CPTM e a EMTU.

O TOP, um aplicativo que reúne QR code disponível para celular e nas máquinas de autoatendimento, e recém implantação de um cartão com função de crédito e débito, tem causado uma crise com uma enxurrada de reclamações nas redes sociais, o que motivou reportagens que mostram problemas com a plataforma, tanto na grande mídia, quanto na especializada, a exemplo do G1 e o Diário do Transporte. Este último veículo de comunicação ainda relatou problemas como bilhetes fraudados, o que já virou caso de polícia, com a prisão de suspeitos de burlar o sistema, e o mistério público, que instaurou um Procedimento Preparatório de Inquérito Civil.

Reclamações

Os problemas relatados são a falta de papel nas maquinas de atendimentos, problemas no cadastro e o papel emitido com baixa qualidade, o que dificulta a leitura do validador. Há ainda problemas no pagamento em linhas intermunicipais:

A notícia mais recente dá conta de que o Procon-SP notificou a Autopass S.A., que responde pelo TOP, para que a empresa esclareça sobre os problemas que estão ocorrendo no novo bilhete.

 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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