Uma estação com conexão com cinco linhas metroferroviárias, sendo a parada mais histórica da cidade de São Paulo. Por lá passam ou param as Linhas 1-Azul, 4-Amarela, 710, 11-Coral e o Expresso Aeroporto da Linha 13-Jade.
A estação da Luz é a parada com maior número baldeações, segundo uma postagem do Metrô em novembro:
#curiosidadesdoMetrô Passar de uma linha para outra, fazer “baldeação” ou “transferência”. Passageiros do transporte sobre trilhos estão habituados a trocar de linha em suas viagens. Mas já parou pra pensar em qual estação do sistema metroferroviário temos mais baldeações? pic.twitter.com/mIJlCVfXUV
— Metrô de São Paulo (@metrosp_oficial) November 9, 2021
Inaugurada em 1865, a passou por três versões. A primeira era simples, erguida junto com a ferrovia. Reconstruída na década de 1870, foi aos poucos se tornando obsoleta diante do crescente número de cargas e de passageiros, que tinham como destino a cidade de São Paulo.
A atual está localizada no Bom Retiro e foi erguida entre os anos de 1895 e 1901, projetada pelo arquiteto britânico Charles Henry Driver para a São Paulo Railway, empresa sediada em Londres e que era responsável por erguer o primeiro trecho ferroviário do estado de São Paulo, ligando o porto de Santos à cidade de Jundiaí.