Divulgação Metrô
Especial de férias Recordar é viver

Há 33 anos era inaugurada a grande estação Palmeiras-Barra Funda

No último dia 17 de dezembro, duas estações da Linha 3-Vermelha do Metrô completaram 33 anos de operação: as paradas Marechal Deodoro e Palmeiras-Barra Funda. O fato foi lembrado pela operadora em suas redes sociais:

A grande estação que leva o nome do time alviverde entrou no lugar das paradas antigas de mesmo nome da antiga Sorocabana, esta que foi demolida em 1977. Na época, a parada uniu os trens metropolitanos da FEPASA e da CBTU, além de abrigar serviços de longa distância.

Atualmente a estação Brás concentra a integração entre seis linhas, sendo a parada com maior número de combinações, e em um futuro a médio prazo poderá dividir o posto com Barra Funda. Hoje as linhas 3-Vermelha do Metrô e 7-Rubi e 8-Diamante da CPTM atendem a estação com 10 plataformas, que recebe uma média de 600 mil pessoas diariamente.

Em um futuro, poderá receber mais 3 atendimentos: a Linha 11-Coral [Luz-Estudantes], a Linha 13-Jade, que conecta a malha com o Aeroporto de Guarulhos, além do Trem Intercidades até Campinas. Com dez plataformas, e atualmente 4 em uso, espaços para os novos atendimentos não seria necessariamente um problema.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus