A empresa UrbanMass anunciou planos para uma instalação de demonstração de seu conceito Floc para pods elétricos sem condutor, que usaria as estradas existentes para coletar passageiros sob demanda e, em seguida, os trens formam composições em trilhos elevados dedicados.
Um sistema de demonstração está planejado para abrir no local do National Railway Museum em Shildon em 2025. A UrbanMass prevê o desenvolvimento de 10 redes em todo o mundo até 2030, começando com a capital de Uganda, Kampala, e também visando cidades do Reino Unido, incluindo Bristol, Liverpool, Cambridge, Oxford e Cardiff.
A tecnologia promete ter uma implantação rápida, em comparação com metrô, metrô leve e bonde, com a empresa alegando que teria 50% do custo de um corredor ferroviário urbano convencional e poderia ser implantado na metade do tempo.
A capacidade de usar estradas, bem como as vias dedicadas, permitiria ao Floc fornecer capacidades de pico de até 16.000 passageiros por hora/sentido em rotas movimentadas, bem como serviços economicamente viáveis em corredores menos densos ou fora dos horários de pico.