Especial de férias Recordar é viver

O trem que ligava o centro de São Paulo e o Rio Paraná

O projeto mais maduro de trens que vai ligar regiões metropolitanas, é o TIC – Trem InterCidades, entre São Paulo e Campinas. A promessa não é nova, o que faz alguns que acompanham o noticiário de mobilidade, considerar distante o início das operações.

Mas há 22 anos, o último trem partia do centro de São Paulo em direção ao outro lado do estado, nas Margens do Rio Paraná.

A história do trem que cortou São Paulo começa lá em 1872, quando a Estrada de Ferro Sorocabana foi fundada, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875, até Sorocaba. Ou seja, no século retrasado, existia o trem que hoje é promessa distante.

A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. A administração da Linha passou por diversas mãos, sendo do Estado e da União. Em 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. De acordo com o site Estações Ferroviárias, trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco até 16 de janeiro de 1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa.

Os destinos mais procurados eram Itapevi, Jandira, Alumínio, Sorocaba, Avaré, Ourinhos, Assis e Presidente Prudente, esta última que fica a 550 quilômetros da capital. Em 1998, a viagem durava 15 horas contra oito de carro. A passagem custa R$ 29,50, um pouco menos que a da viagem de ônibus: R$ 37,64.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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