Metrô SP

Metrô quer agilizar a Linha 16-Violeta com novos projetos e super tuneladora

O diretor de Engenharia e Planejamento do Metrô, Paulo Meca, em entrevista à ABIFER, disse que a operadora pode contratar projetos para a futura estação 16-Violeta para o primeiro semestre do ano que vem.

De acordo com Meca, três etapas do projeto, que englobam o projeto básico e anti-projeto (antigo projeto funcional) e processo de licenciamento podem ser feitos de forma conjunta, o que pode dar agilidade na implantação.

Novo sistema de implantação

É ainda estudado a implantação de uma nova tuneladora, um super tatuzão que poderá escavar os túneis e já deixar espaço para a estação. Outra inovação estudada pela operadora é trazer para dentro do túnel, as salas técnicas, ao contrário dos grandes edifícios que abrigam estes espaços, a exemplo das estações da Linha 4-Amarela.

A tuneladora poderia escavar túneis de quase 14 metros de diâmetro, segundo Meca. Os grandes túneis poderão ainda ser usados para estacionamento de trens, o que reduziria o espaço necessário nos pátios. Os trens estacionados ao lado das vias poderiam ainda agilizar o carrossel das composições. Meca disse que a Linha 9 de Barcelona foi implantada neste molde.

Rampas mais íngremes

Outra novidade é que a rampa deste novo ramal, assim como na Linha 20-Rosa será de 5%, contra 4% nas atuais linhas. A linha 16 deve ligar as estações Oscar Freire e Jardim Brasília, com 33 km e 23 estações, passando pelo Paraíso e pela Zona Leste de São Paulo.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus