Metrô SP

Metrô prevê projeto básico da Linha 20 em 2022 e possível mudança de traçado

Atualmente em fase de projeto funcional, a Linha 20-Rosa do Metrô pode ter seu projeto básico contratado em 2022, de acordo com o diretor de engenharia e planejamento da companhia, Paulo Meca, em entrevista à ABIFER.

Meca informou que o novo eixo metroviário que deve ligar as estações Santa Marina e Prefeito Celso Daniel-Santo André deve ter um novo modelo de negócio em sua implantação.

A informação não é necessariamente uma novidade. Em entrevista ao canal Money Report, o ex-secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, já havia informado que as futuras estações da Linha 20 poderiam ter paradas com empreendimentos associados.

O modelo, de acordo com ex-ministro, pode agilizar as desapropriações, em regiões nobres que devem ser atendidas pela Linha 20, como por exemplo Pinheiros e Itaim Bibi. O titular da pasta disse que a ideia poderá vir do “financial advisory“, uma assessoria financeira que o Metrô está contratando para o projeto da nova linha.

Possível pequena mudança no traçado

O possível trajeto da Linha 20, desde as primeiras informações conhecidas até aqui, contemplava a conexão com a Linha 1-Azul na estação São Judas.

Meca, no entanto, informou que ainda é estudado um possível cruzamento com a linha mais antiga do sistema na estação Saúde, ao invés de São Judas.

 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus