Metrô SP

Diretor do Metrô prevê licitação da Linha 19 até Guarulhos dentro de dois anos

O Metrô de São Paulo prevê o pontapé inicial da Linha 19-Celeste dentro de dois anos. O novo eixo metroviário deve partir do centro de São Paulo e cortar regiões que são desassistidas do atendimento metroviário, como a Vila Maria, Jardim Brasil além do segundo município mais populoso do estado: Guarulhos. Promoverá a ligação entre as estações Anhangabaú e Bosque Maia.

Segundo o diretor de engenharia e planejamento da companhia, Paulo Meca, em entrevista à ABIFER, a operadora deve assinar o contrato de elaboração do projeto básico da Linha 19-Celeste no dia 21 de dezembro.

É bem possível que daqui um ano e meio, dois anos a gente estará licitando a Linha 19 que vai chegar no centro de Guarulhos e que terá cinco estações dentro do município”, disse.

Entrega em partes

Os moradores da segunda cidade mais populosa do Estado, no entanto, terão que esperar um pouco mais para usufruir da Linha 19-Celeste, quando o eixo metroviário for entregue.

Informação publicada no Diário Oficial do Estado em fevereiro de 2021, com um balanço e plano de ação do Governo do Estado, mostra um panorama do projeto e algumas diretrizes sobre implantação da Linha celeste. O governo prevê entregar primeiro o trecho Pari – Jardim Julieta no ano de 2028. Uma das hipóteses é por conta da localização do pátio, que será na Vila Medeiros. Já a previsão de entrega do Trecho Anhangabaú – Bosque Maia – Guarulhos, é para 2029.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus