Metrô Rio

Governo tem planos de construir metrô entre aeroportos do Rio

O governo federal tem planos de construção de uma nova linha de Metrô, que ligaria os dois aeroportos, segundo uma publicação do “O Globo“. A construção seria por meio de recursos das outorgas dos terminais no valor de R$ 5,5 bilhões.

O principal motivo, de acordo com a publicação, é temor de autoridades sobre um esvaziamento do Galeão (Tom Jobim), que pode perder ainda mais voos internacionais e isolar a cidade, com um eventual crescimento do terminal central da capital.

A reportagem escutou Renato Sucupira, presidente da BF Capital, consultoria no mercado de infraestrutura. “O Santos Dumont sempre existiu e não destruiu o Galeão. Mas caiu o internacional no Galeão porque o turista passou a ter medo de passar pela Linha Vermelha, pela Linha Amarela. E as companhias aéreas migraram para São Paulo, criando hubs (centros de distribuição de voos) onde o ICMS era mais baixo. Só que isso reduz ainda mais o turismo no Rio” — afirma o especialista.

O possível novo eixo metroviário também foi bem recebido pelo prefeito Eduardo Paes. “Eu acho muito boa a história do Metrô. Se puder fazer, se o governo federal voltar a financiar grandes investimentos no Brasil, é ótimo. Mas o que precisa é de uma redução de escopo do Santos Dumont”.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • É mais fácil gastarem 5 BIlhões de reais com obra de metrô do que cobrar os deputados e senadores de fazerem leis mais rígidas contra a criminalidade. Esse país é uma piada

  • Qualquer coisa que especulam ser feito no Rio de Janeiro eles deixam bem claro logo de cara que querem dinheiro do governo federal.
    Super atual aquela piada que diz que as 3 primeiras coisas que um bebê carioca aprende a falar são: “mamãe”, “papai” e “verba federal”.

  • Em São Paulo é mais fácil, em termos, Prolongar a Linha 19 – Celeste do Bosque Maia até a Estação Aeroporto Guarulhos da CPTM e ao Sul desviar da Estação Campo Belo (Linhas Ouro e Lilás do Metrô) para Estação Aeroporto Congonhas da Mesma Ouro. Mas a Celeste ligando os dois Aeroportos é Informa, porém possível.

Publicidade

Anúncios