VLT

Diretor de planejamento do Metrô fala em VLT na Linha 22 até Cotia

O diretor de Engenharia e Planejamento do Metrô, Paulo Meca, em entrevista à ABIFER, disse que a operadora estuda a doação de Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT na nova linha 22-Marrom, que poderá ligar a rede metroferroviária até Cotia, na Região Metropolitana de São Paulo.

“Nós estamos vendo para algumas regiões, principalmente para sistemas que estão ultrapassando as fronteiras da cidade de São Paulo, dependendo da demanda da linha para questões que é o seguinte: o custo da linha do CAPEX o OPEX tem que ser razoáveis para que a gente consiga parar de pé com essa linha”.

A sigla CAPEX vem do inglês CAPital EXpenditure e significa Despesas de Capitais ou Investimentos em Bens de Capitais. Já a sigla OPEX vem do inglês OPerational EXpenditure. Ao contrário do CAPEX, nesta modalidade o foco está nas Despesas e Dispêndios Operacionais e no Investimento em Manutenção de Equipamentos.

Meca disse que há análises sobre o custo do meio de transporte. “O caso da Linha 22-Marrom, uma linha que a gente deve chegar ao município de Cotia, que tinha um projeto inicialmente só de Metrô, e a gente lá atrás discutiu monotrilho, mas o viário não permite. Então é uma linha que nós estamos pensando, estamos pensando em de repente algum outro modal de tal que forma que possamos viabilizar no menor custo e consiga atender adequadamente a demanda.”

A linha 22, antes denominada com a cor Bordô, era prevista para partir da região de Pinheiros e chegar até Cotia por meio do eixo formado pela Rodovia Raposo Tavares. Declarações do presidente da empresa, Silvani Pereira, nas redes sociais, informaram que o projeto estava “em replanejamento“.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus