A implantação do cartão TOP no pagamento dos transportes metropolitanos, incluindo Metrô e CPTM não trouxe apenas dor de cabeça para os passageiros, mas frustrou alguns planos do governo estadual em implantar novas funcionalidades.
Uma delas foi a postergação da aceitação da modalidade de crédito e débito nos bloqueios, com pagamento por aproximação.
De acordo com o presidente do Metrô, Silvani Pereira, nas redes sociais, o prazo para funcionamento da tecnologia até o final do ano, foi adiado para o primeiro trimestre:
“Foi necessário ajustes no novo sistema de bilhetagem, com isso o pagamento por aproximação ficou para o primeiro trimestre. A solução tecnológica está pronta, mas precisamos zerar as ocorrências atuais para entrar com NFC!”
Entenda a crise do TOP
O que era para ser uma solução no meio de pagamento nos transportes metropolitanos de São Paulo, acabou se transformando em um problema para a pasta que controla o Metrô, a CPTM e a EMTU.
O TOP, um aplicativo que reúne QR code disponível para celular e nas máquinas de autoatendimento, e recém implantação de um cartão com função de crédito e débito, tem causado uma crise com uma enxurrada de reclamações nas redes sociais, o que motivou reportagens que mostram problemas com a plataforma, tanto na grande mídia, quanto na especializada, a exemplo do G1 e o Diário do Transporte. Este último veículo de comunicação ainda relatou problemas como bilhetes fraudados, o que já virou caso de polícia, com a prisão de suspeitos de burlar o sistema, e o mistério público, que instaurou um Procedimento Preparatório de Inquérito Civil.
Reclamações
Os problemas relatados são a falta de papel nas maquinas de atendimentos, problemas no cadastro e o papel emitido com baixa qualidade, o que dificulta a leitura do validador. Há ainda problemas no pagamento em linhas intermunicipais:
Esse App Top é complexo demais, já tinha cadastro faz tempo, ontem tive que recadastrar tudo novamente, até onde moro querem saber, uma vergonha, para comprar um bilhete, burocrático demais, para aquilo que oferecem! #SP1
— Alexandre (@Serravallo) December 7, 2021
A pessoa que teve a ideia GENIAL de colocar qrcode QUE APAGA para bilhete de metrô e trem, merece um prêmio do ser vivo mais burro do mundo!!
— Gustavo Cacau (@Chocaralho) December 7, 2021
@emtu_oficial @BoradeTop Tentou pagar com o QRCODE do app do TOP na linha 462EMTU só que nada aconteceu🤡 e o cobrador foi super grosso, dizendo que “Não sei não, a única coisa que aceita aqui é dinheiro” (Tom irônico)
Precisam informar seus funcionários sobre as mudanças do TOP— Carlos Gabriel (@cgabrielss) November 25, 2021
A notícia mais recente dá conta de que o Procon-SP notificou a Autopass S.A., que responde pelo TOP, para que a empresa esclareça sobre os problemas que estão ocorrendo no novo bilhete.