O que era para ser uma solução no meio de pagamento nos transportes metropolitanos de São Paulo, acabou se transformando em um problema para a pasta que controla o Metrô, a CPTM e a EMTU.
O TOP, um aplicativo que reúne QR code disponível para celular e nas máquinas de autoatendimento, e recém implantação de um cartão com função de crédito e débito, tem causado uma crise com uma enxurrada de reclamações nas redes sociais, o que motivou reportagens que mostram problemas com a plataforma, tanto na grande mídia, quanto na especializada, a exemplo do G1 e o Diário do Transporte. Este último veículo de comunicação ainda relatou problemas como bilhetes fraudados, o que já virou caso de polícia, com a prisão de suspeitos de burlar o sistema, e o mistério público, que instaurou um Procedimento Preparatório de Inquérito Civil.
Reclamações
Os problemas relatados são a falta de papel nas maquinas de atendimentos, problemas no cadastro e o papel emitido com baixa qualidade, o que dificulta a leitura do validador. Há ainda problemas no pagamento em linhas intermunicipais:
Esse App Top é complexo demais, já tinha cadastro faz tempo, ontem tive que recadastrar tudo novamente, até onde moro querem saber, uma vergonha, para comprar um bilhete, burocrático demais, para aquilo que oferecem! #SP1
— Alexandre (@Serravallo) December 7, 2021
A pessoa que teve a ideia GENIAL de colocar qrcode QUE APAGA para bilhete de metrô e trem, merece um prêmio do ser vivo mais burro do mundo!!
— Gustavo Cacau (@Chocaralho) December 7, 2021
@emtu_oficial @BoradeTop Tentou pagar com o QRCODE do app do TOP na linha 462EMTU só que nada aconteceu🤡 e o cobrador foi super grosso, dizendo que “Não sei não, a única coisa que aceita aqui é dinheiro” (Tom irônico)
Precisam informar seus funcionários sobre as mudanças do TOP— Carlos Gabriel (@cgabrielss) November 25, 2021
A notícia mais recente dá conta de que o Procon-SP notificou a Autopass S.A., que responde pelo TOP, para que a empresa esclareça sobre os problemas que estão ocorrendo no novo bilhete.
Secretaria dá 72h para associação prestar esclarecimentos sobre problemas com o TOP
A pasta, em um comunicado informou que notificou a associação responsável pela bilhetagem do sistema de transporte a prestar esclarecimentos nas próximas 72h para resguardar o interesse público ao acesso ao transporte metropolitano. Segundo a carta encaminhada, é imperativa a “adoção de todas as providências necessárias para assegurar o direito dos passageiros à aquisição dos bilhetes e ao consequente ingresso no sistema de transporte público metropolitano”.
A STM quer uma campanha em massa para orientar os cidadãos sobre os serviços disponíveis na nova plataforma de mobilidade. Além disso, foi instituído por meio de resolução publicada no Diário Oficial de hoje, um Comitê de Monitoramento de Implantação do bilhete TOP com integrantes da secretaria para monitorar o projeto, acompanhar a transição dos bilhetes, solicitar informações e analisar as soluções e pendências existentes.
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