Renato Lobo | Via Trolebus
VLT

Após adiamentos de people mover de Guarulhos, Doria se reúne com CEO da GRU Airport

Em setembro, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, assinou um termo aditivo de contrato com a GRU Airport, concessionária do Aeroporto de Guarulhos, para construção do Aeromóvel que vai ligar a estação da Linha 13-Jade da CPTM e os três terminais de embarque.

O meio de transporte foi anunciado pelo governo estadual em 2019, e a previsão inicial era encurtar a distância entre o trem o portão de embarque em 2021. A previsão da União é que as obras comecem em janeiro e durem 24 meses. A estimativa do ex-secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, em publicação da Revista Exame era iniciar os trabalhos ainda em novembro.

Há semanas do prazo para início das intervenções menos otimistas, o governador João Doria deve se reunir nesta segunda-feira, 06 de dezembro de 2021, com o CEO do GRU Airport, Gustavo Figueiredo, provavelmente para tratar do tema. Participa da reunião também o Secretário de Transportes Metropolitanos, Paulo Galli e o Secretário de Orçamento e Gestão, Nelson Baeta.

Suspenso pelo TCU

O Tribunal de Contas da União (TCU) suspendeu o aditivo contratual no mesmo mês de setembro, assinado pelo Ministério da Infraestrutura e a GRU Airport. A alteração contratual perdeu seu efeito e deve ser julgado pelo tribunal. A decisão ainda determina estudos comparativos com outras alternativas de transporte.

O TCU quer ainda ter o conhecimento de propostas de preços das empresas selecionadas para a implantação do projeto, eventuais alterações da matriz de riscos, bem como os impactos no reequilíbrio econômico-financeiro no contrato de concessão firmado com a GRU Airport.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios