As obras da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo [Brasilândia – São Joaquim] tiveram concluída a ligação entre os poços Norte e Sul, que darão lugar ao túnel por onde irão passar as tuneladoras – popularmente conhecidas como tatuzões.
A expectativa é que pelo menos um dos grandes equipamentos, comece os trabalhos em breve. “Com a ligação entre os poços, estamos preparados para iniciar a escavação do túnel sentido Sul, bem como terminar a montagem da tuneladora que seguirá sentido Norte.”, diz Nelson Bossolan, CEO da Concessionária Linha Universidade, responsável pela construção da linha, que operará o ramal por 19 anos.
O governo mantem a promessa de entrega da linha para 2025. “É a maior obra de infraestrutura do Brasil e da América Latina do ponto de vista de investimento e de empregos diretos e indiretos. Esse é mais um passo nesse grandioso empreendimento aguardado com muita expectativa pela população da região. Acompanhamos as obras de perto e vemos que estão trabalhando em ritmo acelerado, seguindo com a previsão de entrega total em 2025”, afirmou Paulo Galli, secretário dos Transportes Metropolitanos.
Uma das tuneladoras avançará no sentido sul ainda em dezembro, compreendendo o trecho entre os poços de ventilação e saída de emergência (VSE’s) Tietê e Felício dos Santos, percorrendo 10 quilômetros em solo. A tuneladora que fará o sentido inverso deve começar o processo de escavação no primeiro semestre de 2022, quando percorrerá 5,3 quilômetros em rocha.
Atualmente, a Linha 6-Laranja já conta com mais de 450 metros de túnel construídos pelo método NATM – o “Novo Método Austríaco de Túneis” – técnica de construção de túneis sem a utilização de uma tuneladora.