Foto: Samuel Rocha
SPTrans

Bilhete Único estudantes 2022 de São Paulo pode ser solicitado a partir de janeiro

A SPTrans informou por meio de um comunicado que os estudantes têm até o dia 30 deste mês para solicitar a primeira via do Bilhete Único Estudante para o ano de 2021.

De acordo com a gerenciadora do transporte na capital paulista, já a segunda via do cartão pode ser requerida até 31 de dezembro. Para o próximo ano letivo, os pedidos podem ser feitos a partir de 3 de janeiro de 2022, tanto para a primeira quanto à segunda via.

A SPTrans informa que a solicitação do BU Estudante no final do ano letivo de 2021, como primeira ou segunda via, não isenta o aluno do pagamento da revalidação para ter direito ao benefício no ano de 2022.

Para solicitar a primeira via do Bilhete Único Estudante, siga o passo a passo:

  • Cadastre-se no site da SPTrans: http://estudante.sptrans.com.br/;
  • Informe à Unidade de Ensino que deseja utilizar o Bilhete Único de Estudante no ano vigente;
  • Aguarde o envio dos seus dados de matrícula à SPTrans pela Unidade de Ensino;
  • Acompanhe a confirmação de sua matrícula no site;
  • 1ª via do cartão vai para instituição de ensino e deve ser retirada pelo estudante na instituição

Já a segunda via pode ser adquirida em 72 horas após o registro de cancelamento, pela Central de Atendimento 156. Após esse prazo, o estudante deve se dirigir a um Posto de Atendimento da SPTrans com um documento oficial com foto. O valor referente ao custo de emissão da segunda via é de 7 tarifas de ônibus vigentes. Outra opção é cancelar o cartão e retirar a segunda via diretamente em um Posto de Atendimento da SPTrans.

Revalidação

Nos dois casos, seja para receber um novo cartão na instituição de ensino ou revalidar o cartão antigo, pague o valor da solicitação disponível pelo site no menu “Estudante”, nas máquinas de autoatendimento nos terminais de ônibus e estações de metrô ou dirija-se a um Posto de Atendimento da SPTrans e pague o valor correspondente a 7 tarifas de ônibus.

O passageiro que preferir emitir o boleto, aguarde a confirmação do pagamento (que leva até três dias úteis). Para isso, é necessário apresentar documento oficial com foto e o comprovante de pagamento. Importante: antes de imprimir o boleto, o usuário deve verificar se é o número do cartão que pretende revalidar e só assim imprimir o boleto que também pode ser pago em casas lotéricas.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus