CPTM

Secretário fala sobre implantação da estação Pedreira, na Linha 9 da CPTM

Em entrevista à Rádio Bandnews no último dia 18 de novembro de 2021, o secretário de Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, falou sobre a implantação da futura estação Pedreira, projeto para a Linha 9-Esmeralda, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, que deve ser operada pela iniciativa privada no dia 25 de janeiro de 2022.

Galli afirmou que uma eventual implantação da nova parada deverá ser discutida com a concessionária ViaMobilidade. No edital de licitação, no entanto, não consta a parada como uma das contrapartidas a serem feitas pelo ente privado.

O projeto

A nova estação é um projeto que surgiu em meados de 2010, prevendo sua construção em meados de 2025. Dados apontam que a estação receberia diariamente 10 mil passageiros, o mesmo volume esperado para a recém inaugurada estação João Dias, na mesma linha.

A estação Pedreira seria erguida entre as estações Jurubatuba e Autódromo, às margens da Ponte Jurubatuba, com o mezanino sendo construído em sua margem leste.

É previsto ainda a implantação de um terminal de ônibus integrado à estação, ao lado da Avenida Interlagos, eixo importante de deslocamento que serve de passagem para diversas linhas de ônibus. Os trajetos ligam o extremo sul até localidades mais próximas do centro da capital.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • “No edital de licitação, no entanto, não consta a parada como uma das contrapartidas a serem feitas pelo ente privado.”
    Uma possibilidade é não exigir no contrato para, futuramente, poder pedir a construção da estação em troca de extensão do contrato, garantindo mais uns anos de concessão para a CCR.

Publicidade

Anúncios