Em entrevista à Rádio Bandnews no último dia 18 de novembro de 2021, o secretário de Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, falou sobre a implantação da futura estação Pedreira, projeto para a Linha 9-Esmeralda, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, que deve ser operada pela iniciativa privada no dia 25 de janeiro de 2022.
Galli afirmou que uma eventual implantação da nova parada deverá ser discutida com a concessionária ViaMobilidade. No edital de licitação, no entanto, não consta a parada como uma das contrapartidas a serem feitas pelo ente privado.
O projeto
A nova estação é um projeto que surgiu em meados de 2010, prevendo sua construção em meados de 2025. Dados apontam que a estação receberia diariamente 10 mil passageiros, o mesmo volume esperado para a recém inaugurada estação João Dias, na mesma linha.
A estação Pedreira seria erguida entre as estações Jurubatuba e Autódromo, às margens da Ponte Jurubatuba, com o mezanino sendo construído em sua margem leste.
É previsto ainda a implantação de um terminal de ônibus integrado à estação, ao lado da Avenida Interlagos, eixo importante de deslocamento que serve de passagem para diversas linhas de ônibus. Os trajetos ligam o extremo sul até localidades mais próximas do centro da capital.
1 comentário