Metrô SP

Secretário confirma serviço de ônibus entre Vila Sônia e Taboão e fala de extensão do metrô

Em entrevista à Rádio Bandnews no último dia 18 de novembro de 2021, o secretário de Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, falou a respeito da extensão da Linha 4-Amarela do metrô até a cidade de Taboão da Serra.

O titular da pasta disse ainda que após a entrega da estação Vila Sônia, que deve ocorrer em dezembro, será iniciado a operação de um serviço de ônibus mantido pela concessionária ViaQuatro, entre o centro de Taboão e o futuro terminal anexo à estação.

Já sobre a extensão metroviária, Galli informou que após conclusão do processo de contratação da extensão da Linha 5-Lilás, até Jardim Ângela, as novas estações da Linha 4 serão novamente discutidas, em meados do final do ano que vem. As duas linhas são geradas pelo grupo CCR.

Divulgação Metrô

Negociação com ViaQuatro

Desde dezembro de 2019 representantes do governo falam em negociar a extensão com a operadora da Linha, que é a ViaQuatro. Não há por enquanto detalhes dessa negociação, mas uma das hipóteses é que a obra seria tocada em troca de prolongamento no tempo de concessão da empresa do grupo CCR.

A chamada fase 3 conta com 2,7 quilômetros a partir do futuro terminal Vila Sônia. A extensão até Taboão da Serra, com uma parada intermediária, a Dummont Villares, foi prometida também em anúncio do governador Geraldo Alckmin em maio de 2012, a um custo de 1,2 bilhão de reais.

Em 29 de julho de 2014, um vídeo foi publicado pela ViaQuatro com os detalhes da extensão até Taboão. O novo trecho beneficiará cerca de um milhão de pessoas, a maioria de baixa renda, dando melhor acesso a novos empregos e educação.

Hoje, entre Taboão da Serra e o centro de São Paulo, uma pessoa gasta 1h35; com a extensão da linha, esse tempo cairá para 24 minutos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus