Alexandre Macieira/Prefeitura do Rio
Ônibus

Rio anuncia licitação do BRT e 515 novos ônibus, sendo 60 elétricos

A prefeitura do Rio de Janeiro, por meio do prefeito Eduardo Paes, e a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio, apresentaram nesta semana o novo modelo de requalificação do sistema BRT.

De acordo com um comunicado do poder público, a licitação deve ser feita em duas fases: a primeira para a locação de frota, possibilitando a substituição gradativa dos ônibus antigos, e a segunda para a concessão da operação do sistema.

A prefeitura diz que o novo formato possibilitará uma melhora do serviço prestado à população, com mais veículos, menos lotação e intervalos menores entre os ônibus.

A publicação do edital de licitação para a locação dos ônibus está prevista para o fim de novembro. Já a licitação para a operação está prevista para acontecer em janeiro de 2022.

“Nós estamos dando uma solução definitiva para a operação adequada do sistema BRT. Esse novo modelo permite à futura concessão da operação uma garantia de um aporte importante ao sistema, com a prefeitura alugando os ônibus, tirando um custo dos operadores. Não tenho dúvida que, com esse novo sistema, vamos trazer mais dignidade e respeito à população que usa transporte público nessa cidade”, disse o prefeito Eduardo Paes.

Nova frota

O edital de locação de ônibus será dividido em cinco lotes para o aluguel progressivo de mais de 515 novos veículos até 2023, sendo que mais de 150 ônibus articulados já começam a chegar a partir do segundo semestre de 2022 para os corredores Transolímpica e Transcarioca.

A partir de 2023, devem chegar mais de 300 novos coletivos articulados para o Transoeste, após a repavimentação completa da calha e inauguração de novos terminais, e também para o corredor Transbrasil, cujas obras estão em andamento. Nessa fase, chegam ainda cerca de 60 ônibus elétricos, modelo padron, para os serviços que atendem a Avenida Cesário de Melo, no corredor Transoeste, bem como cerca de 20 biarticulados para o Transbrasil.

Estamos fazendo a reformulação da gestão do BRT. O mais importante é garantir a renovação da frota. A prefeitura vai alugar 515 novos ônibus e também vai remunerar o operador de modo diferente, garantindo que o custo dele será coberto pelo poder público. Além disso, vamos disponibilizar terrenos para que o operador construa sua garagem” – afirmou a secretária de Transportes, Maína Celidonio.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus