VLT

Fortaleza terá ramal de VLT até o Aeroporto

Muitas cidades do mundo contam com acessos do Aeroporto com a malha de transporte coletivo, e Fortaleza deve ter essa ligação, por meio de um ramal do VLT Parangaba-Mucuripe. As obras já foram iniciadas, e o projeto da Seinfra (Secretaria da Infraestrutura do Ceará) prevê a construção de três estações.

A nova conexão, segundo o Secretário da Infraestrutura do Ceará, Lucio Gomes, deve ajudar o aeroporto que é um “hub aéreo”. “Esse ramal será fundamental para atender as pessoas que precisam acessar o Aeroporto Pinto Martins, sejam os viajantes, os acompanhantes, ou mesmo quem trabalha no Terminal, que se tornou um hub aéreo, chegando a receber, em períodos normais antes da pandemia, mais de 160 mil passageiros, por semana, e em torno de 1.300 voos semanais. Essa demanda crescente evidenciou a necessidade de reforço na infraestrutura para acesso a esse equipamento. E, por meio do VLT, o passageiro tem a opção de um modal de transporte público para a orla marítima da Capital, onde estão concentrados os principais hotéis e atrações turísticas de Fortaleza, além da possibilidade de proceder a integração com a Linha Sul do metrô e os terminais de ônibus da Prefeitura de Fortaleza – futuramente, também com a Linha Leste”, afirmou o titular da pasta.

As novas estações devem ser construídas em uma futura praça, na Avenida dos Expedicionários, e a outra, em frente ao Aeroporto Pinto Martins. Integrada à primeira estação, também será construída uma nova, a 11ª do VLT Parangaba-Mucuripe, e ficará entre as estações Montese e Vila União, já existentes.

A previsão é que a obra seja concluída em 2022. O investimento previsto é de R$ 46 milhões.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus