Ônibus

Operadora Alemã vai testar ônibus rodoviário a hidrogênio com autonomia de 450 km

A Flixbus, que opera serviço de ônibus intermunicipal na Europa e nos Estados Unidos, anunciou que deve ter em sua frota, veículos a hidrogênio com capacidade de 450 km em cada recarga para serviços rodoviários na Alemanha.

Os ônibus a diesel da frota FlixBus podem ser substituídos por veículo com células de combustível no futuro”, diz o grupo alemão em um comunicado. A mudança pode ocorrer até 2024, e aponta uma tendência mundial na substituição dos veículos poluentes por mais limpos.

Já há ônibus movidos a hidrogênio nos centros urbanos, mais ainda faltam soluções para coletivos que cobrem longas distâncias devido à natureza extremamente exigente das operações.

A FlixMobility está participando do projeto de pesquisa HyFleet, recentemente iniciado, juntamente com seus parceiros Freudenberg Fuel Cell e-Power Systems e ZF. O consórcio do projeto recebeu recentemente a confirmação oficial “UIA” (uma carta de intenção não vinculativa) do Ministério Federal Alemão de Transporte e Infraestrutura Digital.

A FlixBus lançou recentemente dois ônibus movidos a biogás em operação e tem operado ônibus elétricos a bateria na França e na Alemanha.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus