As obras do monotrilho da Linha 17-Ouro para o lançamento das vigas-trilho na Marginal Pinheiros, ganharam um reforço na semana passada.
Um segundo equipamento chamado de “treliça lançadeira” passou a ser usado. O maquinário é utilizado para transpor a viga da pista de rolamento para a posição das vias do monotrilho.
De acordo com o presidente do Metrô, Silvani Pereira, nas redes sociais, agora são duas vigas lançadas simultaneamente:
“Na madrugada do dia 11/11, fizemos a primeira transposição de viga guia, utilizando a segunda treliça lançadeira no chamado Ponto de Pega 2, da Linha 17-Ouro na Marginal Pinheiros. Agora temos os dois pontos de pega em operação, iniciando uma etapa de lançamento de duas vigas simultaneamente. Continuamos trabalhando dia e noite para agilizar todas as nossas obras!”
Entenda como é instalada as vigas do monotrilho na Marginal Pinheiros
Um vídeo postado pelo Metrô de São Paulo mostra pelo ângulo da Marginal Pinheiros, o esquema de colocação das vigas-guia do monotrilho da Linha 17-Ouro no trecho ao lado do Rio.
Nas imagens é possível ver os dois “pontos de pega”, que são as pilares ao lado da pista de rolamento, por onde as vigas são içadas e levadas até o equipamento (treliça lançadeira) que fica em cima dos pilares do monotrilho, que por sua vez direciona os “trilhos” para a posição certa:
Ao todo, serão içadas e transportas pelo equipamento em torno de 130 vigas de concreto de 30 metros de comprimento pesando 90 toneladas. Outras 4 vigas serão içadas e lançadas por guindaste, totalizando 133 peças neste trecho.
A primeira viga foi lançada em setembro, e o Via Trolebus acompanhou os trabalhos: