O Metrô de São Paulo divulgou que homologou o vencedor da licitação para contratar o Financial Advisory, que irá desenvolver os estudos do modelo econômico-financeiro e jurídico na implantação da Linha 20-Rosa, que vai ligar a Lapa ao ABC Paulista, passando por São Bernardo do Campo e Santo André.
Foi selecionado o consórcio Logit-Queiroz Maluf-Almeida & Fleury – EGT, que terá nove meses, a partir da assinatura do contrato, para elaborar os trabalhos.
A operadora fez esse tipo de contratação para levantamento de soluções inovadoras, para atrair a participação de investidores na implantação da Linha 20-Rosa. Uma das alternativas de exploração comercial e imobiliária ao longo do trajeto da linha, das estações e dos pátios de estacionamento de trens.
Dois pátios
A linha terá dois pátios. Uma possibilidade e ter um deles nas proximidades da Marginal Tietê, ou chamado de Pátio Santa Marina.
De acordo com o Metrô, o novo eixo metroviário terá 31 km, com 25 estações e 2 pátios de manutenção, entre as estações Santa Marina e Santo André, passando também pelas regiões da Lapa, Pinheiros, Faria Lima, Rebouças, Moema, Cursino e São Bernardo do Campo, com conexão direta a diversas linhas de transporte sobre trilhos.
Atualmente, a operadora desenvolve o projeto funcional (primeiro projeto de uma linha) e estudos auxiliares, como Investigação Geotécnica e Sondagens.