Estação Sorocaba
Trens Regionais

CPTM projetou “TIC melhorado” com trem mais veloz entre São Paulo e Sorocaba

Sorocaba divide com Campinas, Vale do Paraíba e Baixada Santista, os maiores fluxos migratórios entre regiões metropolitanas em direção a Grande São Paulo. Antes da concessão das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, havia a expectativa de que os editais contemplassem a implantação do trem entre a capital paulista e Sorocaba pelo poder privado.

Mas o grupo CCR e Ruas, que venceram a licitação, não contam com esta obrigação. Caso o poder público decida por implantar o atendimento, o novo operador deverá apenas manter o serviço.

A expectativa foi gerada já que as duas localidades são ligadas por ferrovias, e no passado abrigava um eixo de transportes de passageiros, até meados dos anos 90.

Nova ferrovia

Os antigos traçados ferroviários nem sempre podem significar um atendimento competitivo nos dias atuais. A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM chegou a estudar uma ferrovia paralela ao eixo existente, com menos curvas, o que tornaria o atendimento mais atrativo, conforme documento de uma audiência pública que chegou a ser realizada na década passada:

Um “TIC” melhorado

Com o traçado otimizado, o trem cobriria o trecho em 51 minutos, contra os atuais 1h20 de automóvel pela rodovia (medição feita às 10 horas desta segunda-feira, 1º de novembro de 2021, emenda de feriado). Ou seja, quase 30 minutos de diferença. Na configura proposta, os trens poderiam chegar até a 160 km/h.

O projeto atual do Trem InterCidades entre Campinas e São Paulo, que deve utilizar a ferrovia atual, prevê viagens de 1h04 minutos. De carro, o usuário gasta em torno de 1h10 (mesma medição utilizada acima). Na configuração proposta, os trens poderão chegar até a 120 km/h.

Dados operacionais do antigo projeto SP-Sorocaba:

  • 87,65 km de extensão em Via Dupla;
  • Previsão de 4 Estações – Água Branca (São Paulo), São Roque, Brigadeiro Tobias (Sorocaba) e Sorocaba;
  • Velocidade comercial de 160 km/h;
  • Tempo de viagem estimado entre São Paulo e Sorocaba de 51 minutos;
  • Intervalo previsto de 15 minutos entre trens;
  • Total de 54 viagens estimadas por dia

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus