A operadora japonesa East Japan Railway apresentou a operação autônoma de um trem de alta velocidade da Série E7. Mesmo com a presença de um operador, o funcionário apenas monitorou o equipamento, sem conduzir o trem.
O trem percorreu um trecho de 5 km de trilhos não comerciais em Niigata, ligando a estação principal com o centro de manutenção de trens de alta velocidade local. Atingiu a velocidade máxima de 100 km/h, parando na posição desejada com as portas alinhadas com as marcações da plataforma.
O foco dos testes de automação que começaram em outubro tem sido até agora na aceleração, desaceleração e a capacidade de parar em um local preciso, o que é essencial já que muitas plataformas de estações de Shinkansen agora têm portões de meia altura; A JR East define uma posição de parada precisa como estando a 500 mm das marcas na plataforma.
A operadora tem como objetivo atingir a operação autônoma de até 200 km/h em um futuro próximo, com o objetivo de reduzir o erro humano nas operações e possibilitar maior flexibilidade nos horários de trabalho e escalas de serviço dos motoristas. O setor ferroviário está enfrentando uma escassez de pessoal operacional, incluindo motoristas, uma tendência que é exacerbada pelos desafios demográficos mais amplos que todo o país enfrenta à medida que sua população envelhece.
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