YouTube video
Metrô SP

CBTC na Linha 1-Azul do Metrô começa a funcionar no mês que vem

Depois de muitos adiamentos, a Linha 1-Azul do Metrô de São Paulo deve ter o mesmo sistema que controle os trens presente nas Linhas 2-Verde, 4-Amarela, 5-Lilás e 15-Prata. A funcionalidade chamada de CBTC, sigla na tradução ao português como “Controle de Trens Baseado em Comunicação”, é mais moderna, e permite inserir mais trens na linha. A promessa é do presidente da estatal, Silvani Pereira, nas redes sociais nos últimos dias, em resposta a um seguidor.

A tecnologia foi contratada em 2008 por R$ 780 milhões, e deveria ser implantada nas três linhas em 2011. Em 2015, o Governo Estadual chegou afirmar que estudava rescindir o contrato, e que havia aberto um procedimento arbitral internacional para tratar das divergências e prejuízos sofridos pelo Estado de São Paulo e por sua população em consequência do atraso na implantação do sistema.

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

A tecnologia

O CBTC oferece a possibilidade de uma comunicação digital bilateral entre as composições e a infraestrutura de linha. As informações são transmitidas em tempo real à central de controle e a cada trem. No sistema atual, a movimentações das composições é feita através de blocos. Na funcionalidade, este movimento será feito virtualmente ou por meio de comunicação via frequência de rádio. O novo sistema além de aumentar a capacidade de transporte da linha, reforça a segurança.

Especialistas apontam o modelo de gestão das composições como solução para automatizar a movimentação dos trens, e integração do sistema de comunicação onde há basicamente três redes: uma cabeada interligando todas as estações, pátio e centro de controle, uma rede de rádio comunicação wireless interligando trem e equipamentos de via (IEEE 802.11 g/a – 5.8 GHz) e uma rede Etehernet interligando os sistemas do trem.

No caso das linhas 1 e 3 do metrô de São Paulo, o CBTC esta sendo implantado de forma a integrar outros sistemas como por exemplo, de transmissão digital, monitoração eletrônica, multimídia, controle de portas de plataforma e apoio à manutenção.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus