Ônibus

Campinas fará audiência pública para concessão do transporte coletivo

Campinas está em processo de licitar um novo sistema de transporte por ônibus, e a Administração Municipal realiza sessão pública para apresentação das bases do processo para a concessão em evento que será realizado na próxima segunda-feira, dia 22 de novembro, no período das 10h até as 12h, no Salão Vermelho do Paço Municipal.

A sessão pública é coordenada pela Secretaria de Transportes (Setransp), com o apoio da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). A apresentação dos principais aspectos que irão nortear a nova licitação será feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).

Os temas em questão serão equilíbrio/sustentabilidade econômica, social e ambiental do sistema de transporte público; e a operação do novo sistema incluindo os corredores BRT (Bus Rapid Transit – Ônibus de Trânsito Rápido).

De acordo com um comunicado do poder público, a modelagem da concessão deverá considerar o sistema a partir do novo cenário do Século XXI, levando em conta a adoção de ônibus de matriz limpa ou elétrica; a demanda de passageiros com o impacto da pandemia da Covid-19 e do home office adotado por diversas empresas; a concorrência com o transporte por aplicativos; e os apontamentos feitos pelo Ministério Público (MP) e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) em relação ao edital anterior.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus