Ônibus

BYD entrega 12 ônibus elétricos articulados “VLPs” para São José dos Campos

A cidade de São José dos Campos recebeu 12 ônibus articulados movidos 100% à bateria fabricados pela BYD. A caravana partiu de Campinas, onde a BYD tem fábrica, até a cidade do Vale do Paraíba.

A nova frota vai operar pelo sistema de VLP (Veículo Leve sobre Pneus) no corredor Linha Verde em São José. Tratam-se dos primeiros ônibus 100% elétricos com 22 metros de comprimento fabricados no Brasil, na planta da BYD em Campinas, com capacidade para transportar 170 passageiros por viagem.

Um veículo elétrico deste porte reduz a emissão em mais de 184 toneladas de gás carbônico na atmosfera, o equivalente ao plantio de 1.311 árvores por ano. Um ônibus a diesel comum consome 90 litros de diesel em um dia de operação.

“Estamos entregando o que há de melhor e mais moderno para São José dos Campos. Será a cidade com mais ônibus elétricos articulados da América Latina”, afirma Marcello Von Schneider, Diretor Institucional e Head da divisão de ônibus da BYD Brasil.

Os ônibus são equipados com sistema de biossegurança, por meio da tecnologia BioSafe, contra disseminação de vírus e bactérias. São totalmente acessíveis, com rampas para cadeirante, facilitando e garantindo embarques e desembarques mais seguros e eficientes. Há espaço interno para cadeiras de rodas. Possuem dois monitores de 15,6 instalados no teto, rádio e autofalantes internos para entretenimento e geolocalização, sistema de monitoramento com quatro câmeras internas e preparação para WI-FI. As poltronas são estofadas, com encosto de cabeça e entrada USB.

Cada veículo está equipado com 6 câmeras de alta definição, duas delas com infravermelho, em substituição aos retrovisores externos e internos. As câmeras permitem que os motoristas vejam pontos cegos e tenham facilidade de manobra, o que aumenta a segurança no trânsito.

O modelo BYD 11B piso baixo possui 22 metros de comprimento, baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4), fabricadas na planta de Manaus, com autonomia para rodar até 250 quilômetros com uma carga completa. O tempo de recarga média de até 3 horas (de 0% a 100%). Cada veículo tem capacidade para 170 passageiros por viagem, além dos espaços para cadeirantes, o que tornará São José dos Campos a cidade com a maior frota elétrica de articulados do país (em capacidade de transportados).

No Brasil, já são mais de 60 ônibus elétricos movidos a bateria em operação regular.

Dados operacionais:

•​Os ônibus articulados 100% elétricos são grandes aliados na redução de poluentes locais e de gases que causam efeito estufa, além de baixa emissão de ruídos.
•​Cada ônibus elétrico padron de 13 metros em circulação representa em média o plantio de 750 árvores por ano, já um articulado equivale a 1.311 árvores por ano.
•​O BYD D9W usa bateria de ferro-lítio. Na aplicação veicular, pode ser utilizada por 15 anos e não possui metais pesados na composição.
•​O custo médio para abastecer baterias elétricas pode chegar a ser 64% menos do que o gasto com combustível a diesel
•​Para abastecer um ônibus a diesel, o gasto pode chegar a seis vezes mais do que um ônibus elétrico.
•​A vida útil dos ônibus elétricos chega a 15 anos, enquanto os ônibus a diesel chegam a 10 anos, com média de 5 anos.
•​Os motores elétricos têm eficiência de cerca de 90% contra a de 30% dos motores a combustão

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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