Ônibus

Belo Horizonte vai testar ônibus elétrico movido a energia solar da BYD

A cidade de Belo Horizonte deve testar um ônibus 100% elétrico e movido a energia solar a partir desta sexta-feira, 12 de novembro de 2021.

O veículo é de fabricação da BYD/Marcopolo, do tipo Padron, piso alto, com suspensão pneumática e ar condicionado. A carroceria é do modelo Torino, com comprimento de 12,6 metros, três portas e área reservada para cadeira de rodas.

Possuí capacidade para 36 passageiros sentados e capacidade total de 72 usuários. A autonomia das baterias é, em média, de 210 quilômetros.

O coletivo deve operar durante 30 dias, período em que será avaliado seu desempenho. Em cada semana, o novo ônibus deve rodar nas nas seguintes linhas:

  • 9250 – Caetano Furquim/Nova Cintra via Savassi;
  • 5503A – Goiânia A;
  • 9105 – Nova Vista/Sion;
  • 815 – Estação São Gabriel/Conjunto Paulo VI.

O projeto é fruto de uma parceria entre a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semad), e a SIM, empresa de energia solar da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus