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Metrô SP

As mulheres que comandam as áreas “invisíveis” do Metrô

 

Para manter a operação de uma linha de metrô, não basta apenas ter no quadro de colaboradores, profissionais ligados aos trens, como os operadores e equipes de manutenção dos sistemas.

Há todo um trabalho de pessoas que não aparecem, mas que formam a engrenagem de sistemas de transporte que transportam milhões. E para quem acha que os homens predominam nesta área, as operadoras das linhas 4 e 5 do metrô contam com duas mulheres no comando.

Na estação da Luz, a profissional Renata Alexandre explica (no vídeo acima) o processo de manutenção civil nas estações da Linha 4-Amarela, operada pela ViaQuatro. Já no pátio Capão Redondo, é a vez da Samara Mouta, que exerce o mesmo cargo da Renata, de gerente de manutenção civil, só que na ViaMobilidade, na Linha 5.

E o trabalho não é pouco. São 4 reservatórios de água por estação da ViaQuatro e ViaMobilidade e 4 por terminais de ônibus.

– Nas 10 estações da Linha 4-Amarela há, no total:

  • 156 banheiros
  • 24 copas
  • 147 chuveiros, utilizados por colaboradores
  • 346 torneiras
  • 298 vasos sanitários

Nas 17 estações da Linha 5-Lilás há, no total:

  • 175 chuveiros
  • 450 vasos sanitários
  • 810 torneiras
Renato Lobo | Via Trolebus

Uma das funções essenciais desse time de manutenção é a atuação preventiva na área de hidráulica para combater o desperdício de água em todas as estações, como identificação e reparo de vazamentos, controle dos hidrômetros, manutenção de torneiras com dispositivo de redução de vazão e de descargas, cuidados que ganham ainda mais importância diante de uma iminente crise hídrica.

O time é grande: As duas linhas contam com equipes compostas por pedreiros, pintores, encanadores e serralheiros que se revezam por 24 horas.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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