Trens Regionais Trens Urbanos

Alstom e Hynamics assinam acordo de parceria para otimizar trens de hidrogênio

A Alstom e a Hynamics, subsidiária de hidrogênio do Grupo EDF, assinaram um acordo de parceria para otimizar o reabastecimento de hidrogênio em trens de passageiros. De acordo com um comunicado da fabricante, a medida deve acelerar o desenvolvimento de composições de hidrogênio e reduzir o tempo necessário para reabastecê-los.

As equipes da Alstom e da Hynamics estão debruçadas em um conjunto de modelagem, cálculo e simulação. Este trabalho, que mobiliza notavelmente as competências e recursos do “EDF Lab”, será então testado a partir de 2022 na plataforma de teste do eletrolisador no ‘EDF Lab Les Renardières’, um dos três centros de I&D da Électricité de France localizados em Écuelles (Seine -et-Marne).

Uma estação de produção de hidrogênio, um compressor de até 450 bar e vários racks de armazenamento serão mobilizados para recriar os circuitos de enchimento em tamanho real e avaliar o comportamento do equipamento em ótimas condições de observação.

“Esta parceria nos permitirá otimizar a infraestrutura de distribuição de hidrogênio e o material rodante colocado à disposição das operadoras. Este é um projeto que apresenta muitas oportunidades para a descarbonização dos transportes e o desenvolvimento da mobilidade sustentável”, destacam os dois grupos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus