Ônibus

São Paulo ganha primeiro ônibus elétrico rodoviário

A Orion Transportes, empresa paulista que atua há mais de 20 anos no setor de fretamento, está operando um ônibus 100% elétrico, com chassi modelo BYD D9F. Trata-se do primeiro ônibus rodoviário elétrico para aplicação de fretamento no estado de São Paulo.

Os ônibus são mais silenciosos e confortáveis que um modelo semelhante movido à diesel e o seu custo de manutenção é baixíssimo. Dependendo da operação, pode chegar a reduzir os custos operacionais em até 60%. Além disso, o veículo evita a emissão de 164 toneladas de CO2 ao ano na atmosfera, o equivalente ao plantio de 1.173 árvores, o que traz mais qualidade de vida aos motoristas, passageiros e à população em geral”. – diz o Diretor de Marketing e Sustentabilidade da BYD, Adalberto Maluf.

O chassi é de 13,2 metros de comprimento, e a suspensão pneumática integral com dois bolsões no eixo dianteiro e quatro bolsões no eixo traseiro. O motor BYD-2912TZ-XY-A está integrado em cada uma das rodas do eixo traseiro, que proporcionam 402 cv de potência máxima.

“Esta iniciativa se dá em um momento muito importante para nós e acreditamos que também para o mundo. Entendemos que apesar das dificuldades enfrentadas, temos a missão de ir além, para que nossas ações ajudem efetivamente o meio ambiente e que nossas respostas aos desafios do dia a dia, estejam alinhadas às novas e promissoras tecnologias disponíveis”, diz Heraldo Augusto Boschetti, Diretor Proprietário da Orion Transportes.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus